Produção de matéria seca de espécies hibernais e produtividade do milho

ID: 
6757
Sala virtual: 
https://us02web.zoom.us/j/84795509388?pwd=emVVRFUyeG5UUHpPdktSeWpIU2haQT09
Vídeo: 
https://peertube.td.utfpr.edu.br/videos/watch/b9b1f363-9f35-40ad-b414-74a955e94a39
Resumo: 
A produtividade do milho em sucessão de sistemas de cobertura é atrelada a vários fatores, principalmente a quantidade de nitrogênio (N) disponibilizada por estes sistemas. O objetivo do trabalho foi avaliar  produção de matéria seca (MS) das plantas de cobertura hibernais e a influência no desemprenho agronômico da cultura do milho. Para os tratamentos utilizou-se de: aveia preta (A) (Avena strigosa) 90 Kg ha-1, ervilhaca comum (E) (Vicia sativa) 40 Kg ha-1, nabo forrageiro  (N) (Raphanus sativus) 15 Kg ha-1, tremoço branco  (Lupinus albus) 100 Kg ha-1, centeio (C) (Scale cereale) 50 Kg ha-1, azevém comum  (Az) (Lolium multiflorum) 50 Kg ha-1, aveia + ervilhaca (A+E) 60 + 40 kg ha-1, aveia + ervilhaca + nabo (A+E+N) 60 + 30 +10 kg ha-1. Nas plantas de cobertura foi avaliado produção de matéria seca e na cultura do milho os componentes de rendimento e produtividade de grãos. Os consórcios  proporcionaram produção de matéria seca equivalente a aveia solteira. Os componentes de rendimentos foram influenciados pelos sistemas de cobertura testados. Para a produtividade os sistemas consorciados com A+E+N proporcionaram valores equivalentes a utilização de brássicas e fabáceas.
Autor(es): 
Angela
Regina
Tomazoni
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, Paraná, Brasil
angelareginatomazoni@gmail.com
Graduanda em Agronomia, Bolsista de Iniciação Científica (IC).
Paulo
Cesar
Conceição
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, Paraná, Brasil
paulocesar@utfpr.edu.br
Docente nos cursos de Agronomia, Engenharia Florestal e Zootecnia. Coordena projeto FINEP institucional, Líder de pesquisa de dois grupos de pesquisa do CNPq, Bolsista de produtividade e Pesquisa da FA.
Cidimar
Cassol
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, Paraná, Brasil
cidimarutfpr@hotmail.com
Engenheiro Agronômo. Doutorando em Agronomia e Bolsista CNPq em Doutorado de Inovação pesquisando a viabilidade técnica e econômica do uso de plantas de cobertura e testando e validando tecnologias para manejo de plantas de cobertura.
Felipe
Lunardelli Sanrin
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, Paraná, Brasil
felipesandrin@outlook.com
Graduando em Agronomia, Bolsista de Iniciação Cientifíca (IC).
Modalidade: 
Agronomia
Data: 
24/11/2020
Hora: 
21:00