Um estudo de caso sobre as TICs no rural: Município de Pa-to Branco - Paraná

A conexão entre o rural e o urbano, entre o agricultor e extensionistas está sendo influen-ciada e modificada. O contexto atual é de avanço e desenvolvimento de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Consequentemente, o estudo dessas tecnologias se torna relevante, ao buscar compreender como são dadas as relações e apropriação das TICs no meio rural. A análise é baseada na pesquisa realizada com 15 agricultores familia-res do município de Pato Branco – PR. Tem como foco observar e concluir como se dão essas relações e apropriação no território rural do município, onde a agricultura familiar é uma categoria agrícola predominante, relacionando a utilização e acesso de equipamen-tos, com enfoque no telefone celular, computador e internet", utilização dos equipamentos por áreas de interesse: produção, educação, redes sociais e entretenimento, qualidade do sinal telefônico e relação do tipo equipamento utilizado e qualidade da internet. Através de projetos e programas, busca-se compreender essas relações, aperfeiçoando as cone-xões citadas.
Wilson
Itamar
Itamar Godoy
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, Paraná, Brasil
wigodoy@utfpr.edu.br
Professor  Associado nível 3,  atuando desde 1994 no Curso de Agronomia da UTFPR, Campus Pato Branco. Possui graduação em Engenharia Agronômica pela UFSM (1981), Mestrado em Fitotecnia pela UFRGS (1998) e Doutorado em Agronomia pela UFPel (2005). Exerceu as funções de coordenador do curso de graduação em Agronomia da UTFPR e Diretor da DIREC Câmpus Pato Branco. Orienta e co-orienta estudantes de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UTFPR. Atuou por 10 anos na EMATER-PR. Desenvolve pesquisas com ênfase em Comunicação  Rural, Extensão Rural, Extensão Universitária, Feira-livre, Agricultura Orgânica, Agricultura Familiar, Educação ambiental, Desenvolvimento Rural Sustentável, Agroecologia, Avaliação de sustentabilidade de Agroecossistemas e TICs.  Publicou o  livro  As feiras-livres de Pelotas sob o império da globalização: perspectivas e tendências  e diversos outros  artigos sobre o assunto.  Revisor de periódicos:  Revista Brasileira de Agroecologia, Revista Horticultura Brasileira.  Ciência Rural e a Revista Desenvolvimento Regional em Debate. Foi Tutor do Grupo PET-Agronomia (UTFPR, Pato Branco) de agosto de 2009 até fevereiro de 2019. Coordenou diversos eventos de Extensão Universitária no Sudoeste Paranaense nas áreas técnicas e culturais.
Isabella
Pereira