Milho em sucessão a plantas de cobertura e preparos de solo.

Objetivou-se com o presente trabalho estudar diferentes manejo de solo, visando diminuir a compactação do plantio direto, sem afetar a produtividade da cultura do milho. O experimento foi instalado na área experimental da URFPR- Campus Dois Vizinhos no ano de 2015, sendo constituído de cinco preparos de solo que são: Plantio direto (PD)", Plantio direto escarificado anualmente (PDEa), Plantio direto escarificado com intervalo de três anos (PDEi), Plantio direto sob preparo mínimo anualmente (PDPMa), Plantio direto sob preparo mínimo com intervalo de três anos (PDPMi) em conjunto com três espécies de plantas de cobertura e o consórcio das mesmas sendo elas: aveia preta (Avena strigosa), ervilhaca comum (Vicia sativa), nabo forrageiro (Raphanus raphanistrum) e o consórcio ( aveia+ ervilhaca + nabo) e a cultura principal o milho (Zea mays). Foram avaliados a produção de matéria seca (MS) de plantas de cobertura e do milho, produtividade e população de plantas da cultura do milho. A produção de MS apresentou significância estatística para plantas de cobertura e para o milho, os preparos de solo e plantas de cobertura não influenciaram a população de plantas e produtividade do milho.
CAROLINE
APARECIDA SELEPRIN DRESCH