Cama de aviário de frango de corte como fertilizante na produção de soja

O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de crescentes doses de resíduos orgânicos da produção de frango de corte, denominado cama de aviário, comparada a adubação mineral, no rendimento de soja. O experimento foi conduzido com os tratamentos: sem fertilizantes: 4,5, 9 e 13,5 t ha-1 de matéria seca de cama de aviário de frango de corte e um tratamento com adubação mineral (100 kg ha-1 de P2O5, 100 kg ha-1 de K2O e 200 kg ha-1 de N). Foram avaliados o rendimento de grãos de soja e massa de mil grãos no ano safra 2019/2020 e os teores de fósforo e potássio do solo do ano de 2018. Quando com uso de cama de aves o rendimento de soja não diferiu do rendimento de grãos encontrado com uso de adubação mineral. Mesmo na menor dose de cama de aves, as condições de solo caracterizam o maior rendimento de grãos. Com isso observa-se que esse resíduo orgânico possui grande potencial para fertilizante, mas também pode condicionar a contaminação ambiental em doses acima de 6 t ha-1, a se considerar o histórico desse trabalho e teores de P e K do solo.
André
Vaz De Campos