Toxicidade de óleos essenciais para Spodoptera frugiperda

A lagarta do cartucho Spodoptera frugiperda assume papel de destaque como praga agrícola. O controle desse inseto vem se tornando cada vez mais difícil devido ao aumento de indivíduos resistentes no campo aos inseticidas químicos sintéticos e plantas geneticamente modificadas. Deste modo, esse trabalho tem como objetivo avaliar a toxicidade dos óleos essenciais extraídos de Xylopia brasiliensis (cascas do caule) e Duguetia lanceolata (folhas e cascas do caule) para S. frugiperda, em ensaio de ingestão. Os óleos essenciais foram diluídos em solução aquosa de Tween 80 a 1% incorporados a dieta artificial, pedaços de dieta foram ofertados para S. frugiperda. Foram empregadas 60 repetições por tratamento e as testemunhas negativas foram água e solução aquosa de Tween 80 a 1%. Os óleos essenciais provenientes das folhas e cascas do caule de D. lanceolata e das cascas do caule de X. brasiliensis não causaram mortalidade em S. frugiperda. Entretanto, foi constatado que esses tratamentos reduziram significativamente o peso das lagartas S. frugiperda.
Isabela
Caroline
Luft
isabela.luft@outlook.com
Dejane
Santos
Alves
dejanealves@utfpr.edu.br
Mayara
Ketlyn
de Paula Rosetti
mayararosetti@hotmail.com
Horacio
Bambo
Pacule
Universidade Federal de Lavras. Minas Gerais.
horacio24pacule@gmail.com
Javier
Andrés
Garcia Vanegas
Universidade Federal de Lavras. Minas Gerais.
agv88@hotmail.com
Denilson
Ferreira
de Oliveira
Universidade Federal de Lavras.  Minas Gerais.
denilson@ufla.br
Agronomia