Análise dos efeitos das condições operacionais do sistema EletrocoagulaçãoFAD para pós-tratamento de efluente de abatedouro e frigorífico de suínos.

Uma atividade de grande relevância para o Brasil é a indústria de abatedouro. Entretanto, este setor é responsável em grande escala pela geração de resíduos e desenvolvimento de impactos ambientais, pois possuem uma descarga de efluentes com elevada concentração de matéria orgânica. O tratamento deste efluente pode proporcionar à empresa um descarte correto, permitido pela legislação, ou até o reuso deste, trazendo muitos benefícios econômicos. A Eletrocoagulação/Flotação por ar dissolvido (FAD) é um método que disponibiliza este tratamento de forma eficaz. Entretanto, para otimização, é necessário a definição de variáveis independentes do processo que serão utilizadas para calcular a eficiência do tratamento. Caracterizar os parâmetros mais significativos é de suma importância para analisar o processo. Portanto, o objetivo deste trabalho foi direcionar e determinar quais parâmetros são importantes para o tratamento. Foi buscado na literatura diversos autores, aonde cada um, de acordo com seu objetivo, buscou e utilizou parâmetros de maior interesse. Com isso, separando aqueles que foram utilizados com maior frequência, concluiu-se que para o sistema de tratamento proposto, é importante estudar os efeitos dos seguintes parâmetros: pH inicial, tempo de detenção hidráulica, densidade de corrente elétrica e pressão de saturação.
Thayane
Ribeiro