Identificação da diversidade biológica em lodos ativados tratando efluentes de celulose

Com a crescente ascensão das indústrias de celulose e papel no mundo, busca-se desenvolver métodos mais eficientes e sustentáveis nos processos de tratamento de seus efluentes. Diante disso, a técnica de bioaumentação destaca-se entre os processos biológicos de tratamento. Os grupos de bactérias tipicamente encontradas em sistemas de tratamento de efluente de celulose são: Serratia liquefaciens, Serratia marcescens, Brevibacillus parabrevis, Brevibacillus agri, Bacillus subtilis, Bacillus cereus e Klebsiella pneumoniae no qual foram observadas remoções dos parâmetros físico-químicos como DQO, DBO5, cor e lignina superiores a 62%, 64%, 51% e 42%, respectivamente. Nesse trabalho, foram identificados alguns dos grupos de bactérias de um reator biológico de leito móvel (MBBR), utilizando meio suporte esponjoso (APG) tratando efluente de celulose kraft. Foram empregadas análises microbiológicas e de extração de DNA para a identificação dos microrganismos aderidos ao meio suporte. Em seguida, os grupos isolados e purificados foram identificados através do gene rRNA 16s. Até o presente foram identificadas as espécies Pseudomonas stutzeri e Bacillus pumilus. A partir desse isolamento e caracterização os organismos podem ser cultivados e usados em bioaumentação para melhorar o desempenho do tratamento biológico destes efluentes.
Mac
Wendell