Quantificação de Manganês em águas subterrâneas por espectrometria de absorção atômica de chama e sua remoção por adsorção em carvão

O manganês é um elemento que pode ser encontrado naturalmente em águas subterrâneas, ou introduzido no ambiente por ação antropogênica. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda um limite máximo de 0,1 mg de manganês por litro de água potável. Com a redução de águas superficiais para abastecimento, se faz necessário a exploração de águas subterrâneas, onde existe uma possibilidade de encontrar minerais como o manganês. Um método com grande sensibilidade, poucos interferentes e rápido para análise de manganês em água é a espectrometria de absorção atômica de chama, e uma técnica simples para remover íons de soluções aquosas é a adsorção em carvão. Portanto, desenvolveu-se método para quantificar manganês em água por absorção atômica de chama, e validou-se o método em amostra de água subterrânea pelo cálculo da recuperação de padrão adicionado à amostra. Em seguida, efetuou-se adsorção de solução padrão de manganês (75 mg.L-1), em massas de carvão variando entre 0,05 a 0,50 g e calculou-se a quantidade de manganês adsorvido. Como resultado conseguiu-se construir uma curva de calibração linear para a faixa de 0,05 a 1,50 mg.L-1 de Mn, e determinou-se manganês em uma amostra de água subterrânea que ficou menor que 0,05 mg.L-1, e os testes de recuperação de padrão ficaram entre 90 e 97%, validando o método. Determinou também as concentrações de equilíbrio de Mn em carvão ativado, sendo modelado pela isoterma de Freundlich com R2 de 0,92 e com n igual a 0,79, mostrando que o Mn não é favoravelmente adsorvido pelo carvão. Finalmente ajustou-se os dados de equilíbrio de Mn em carvão pela isoterma de Langmuir, apresentando um R2 igual a 0,95, permitindo calcular uma adsorção máxima de 38,1 mg de Mn por grama de carvão.
Júlia Beatriz Sampaio
Monteiro