Modelagem numérica de espuma rígida de poliuretano com fibras de madeira

O propósito desta pesquisa é encontrar um modelo computacional no software comercial ABAQUS que represente o comportamento mecânico de um ensaio de flexão da espuma rígida compósita de poliuretano derivada de óleos vegetais com fibras de madeira Eucalyptus spp. No software foi trabalhado o modelo Crushable Foam With Volumetric Hardening (CVH), onde pesquisas apontaram resultados significativos para materiais que possuem células fechadas, posteriormente foi realizado uma comparação com modelo isotrópico denominado Elastic-Plastic. Os resultados obtidos com o modelo CVH foram significativos, onde o comportamento da curva de tensão-deformação se mostrou semelhante ao real, sendo que a tensão máxima obtida foi de 0,88 MPa, próxima a real de 1,15 MPa, vindo a ter um erro relativo de 23%, se explicando devido a anisotropia do material e algumas limitações do modelo, porém superando o modelo Elastic-Plastic que obteve uma tensão máxima de 2,2 MPa.
Moiseis
Kaluã Oliveira
Lima
moiseiskalua@gmail.com
Romeu
Rony Cavalcante da
Costa
romeu.rony@outlook.com
Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba (1999), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba (2001) e doutorado em Pós-graduação em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia de São Carlos (2007). Atualmente é prof. ebtt nível d-4-2 da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Projeto de Sistemas Mecânicos, produção e caracterização de materiais poliméricos e compósitos poliméricos, atuando principalmente nos seguintes temas: biopolímero, ensaios mecânicos, comportamento mecânico, elástico, elastoplástico e viscoelástoplástico.
Guilherme
Pereira