Qualidade Microbiológica da Água do Rio Alegria Medianeira - PR

As águas superficiais são utilizadas para diversos fins que incluem desde o abastecimento humano até o despejo de efluentes. Haja vista que as atividades antrópicas têm grande potencial em alterar a qualidade hídrica, os testes para avaliação da qualidade microbiológica da água são elementos indispensáveis para a verificação da presença de contaminantes (bactérias coliformes) capazes de colocar em risco a saúde dos consumidores, tendo em vista o seu potencial patogênico. Este trabalho objetivou avaliar a qualidade microbiológica (quantificação de coliformes totais e termotolerantes) do rio Alegria, localizado na cidade de Medianeira, oeste do Paraná através da técnica dos tubos múltiplos no período de 1 (um) ano em 5 (cinco) diferentes pontos de coleta. De acordo com as amostras, apenas o primeiro ponto (P1) ponto de amostragem mostrou resultados dentro do permitido por lei, abaixo de 25 NMP/ml, enquanto os outros demostraram números elevados de coliformes, acima do permitido, indicando a contaminação por agentes antrópicos.
Marcia
Antonia Bartolomeu