Caracterização de resistência antimicrobiana em Escherichia coli isolada do Rio Alegria – Medianeira, PR

O objetivo desse estudo foi analisar o perfil de resistência da E. coli isolada do rio Alegria, em Medianeira no Paraná. A obtenção do microrganismo ocorreu por meio do método do Número Mais Provável e esgotamento em estrias em meio de cultura Ágar Eosina Azul de Metileno (EMB). O teste de susceptibilidade antimicrobiana seguiu a versão brasileira do European Committee on Antimicrobial Susceptibility Testing (BrCAST). Para a avaliação de cepas multirresistentes foi calculado o índice de múltipla resistência (MAR), que considera o número de antibióticos para os quais as cepas foram resistentes sobre o número total testado. Para cada ensaio de resistência foi utilizada uma cepa de E. coli de cada coleta, totalizando 5 cepas. Analisando os resultados de cada antibiótico utilizado, foi identificada resistência da Escherichia coli aos antibióticos Cefalotina (coletas 1, 2, 3, 4 e 5), Ampicilina (coletas 2, 3, 4 e 5), Norfloxacina (coleta 4), Ácido Nalidíxico (coleta 3, 4, 5), Gentamicina (coletas 3, 4 e 5) e Nitrofurantoina (coletas 2, 3,4 e 5). Por fim, pode-se concluir que o uso desenfreado de fármacos tem contribuído para a seleção de cepas resistentes de Escherichia coli, dificultando o tratamento de doenças com o uso dos antibióticos testados.
Marcia Antonia
Bartolomeu