Aplicação de um modelo de otimização linear restrita no traço do concreto asfáltico misturado a quente

ID: 
6941
Sala virtual: 
https://us02web.zoom.us/j/89430145072?pwd=WXg0cUJPeitzczJDc1RVTlYzQ24xZz09
Vídeo: 
https://peertube.td.utfpr.edu.br/videos/watch/70f9b771-75f3-4524-8224-c67feccf6083
Resumo: 
Ao longo dos anos, muitos métodos de revestimentos de pavimentos asfálticas foram empregados na área da pavimentação, dentre os quais a aplicação do concreto asfáltico tomou destaque, sendo o principal material empregado nesta área, constituído por agregados graúdos, miúdos, filer e ligante asfáltico. Este trabalho apresenta como objetivo a otimização do traço do concreto asfáltico segundo as normas vigentes, o qual, atualmente, é determinado por meio de testes, modelo matemático, e implementando-o computacionalmente no software Julia, ou seja, almeja uma distribuição otimizada dentre as porcentagens de cada material presente em sua composição, de modo a contribuir em um material de melhor qualidade. O modelo conta com parâmetros definidos pela norma técnica, seguidos pelo DNIT e com os resultados obtidos no ensaio de peneiramento de agregados de uma indústria do interior do estado de São Paulo, a fim de aplicá-los no modelo matemático desenvolvido computacionalmente.
Autor(es): 
Ingrid
Santos
Almeida
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Guarapuava, Paraná, Brasil
santosalmeida.ingrid@gmail.com
Estudante de Engenharia Civil
Thalita
Monteiro
Obal
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Guarapuava, Paraná, Brasil
thalitaobal@utfpr.edu.br
Guilherme
Santos
Silveira
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Guarapuava, Paraná, Brasil
guilhermesilveira@alunos.utfpr.edu.br
Flávia
Konowalenko
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Guarapuava, Paraná, Brasil
flavia.konowalenko@hotmail.com
Rodrigo
Scoczynski
Ribeiro
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Guarapuava, Paraná, Brasil
rodrigosribeiro@utfpr.edu.br
Modalidade: 
Engenharia Civil
Data: 
24/11/2020
Hora: 
11:00