Aprendizado profundo na detecção contextual

ID: 
6901
Sala virtual: 
https://us02web.zoom.us/j/86198102458?pwd=S0p4V01OZm4rVStjZXk5VklLSXZCZz09
Vídeo: 
https://peertube.td.utfpr.edu.br/videos/watch/9e5debc0-de83-4584-b1ba-90cc8d18a294
Resumo: 
Com a criação e popularização das redes sociais, o termo engajamento tornou-se importante para as grandes marcas. Além disso, o volume de dados gerado por todo planeta vem crescendo de maneira exponencial, estando em diferentes formatos, como imagens. Sabendo disso, o objetivo dessa pesquisa foi desenvolver uma rede neural convolucional (CNN), capaz de aprender e classificar imagens, julgadas interessantes e desinteressantes para a rede social Instagram. Para corroborar tal proposta, foram realizados experimentos com o nicho Dog e Food. Para tanto, 179400 imagens do nicho Dog e 120353 imagens do nicho Food, pertencentes à usuários do Instagram, foram coletadas, e após o pré-processamento, junto com outras informações como o número de curtidas e de seguidores, criou-se uma CNN que conseguisse classificar uma nova imagem nos nichos escolhidos. A acurácia total do nicho Dog foi de 91%, e a acurácia total do nicho Food foi de 82%, resultado esse considerado satisfatório, com potencial de ser ampliado se novas técnicas forem aplicadas, como utilizar outro tipo de análise na seleção de imagens interessantes e desinteressantes.
Autor(es): 
VITOR
FABRILE
GUASTALA
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, Paraná, Brasil
vitorguastala@alunos.utfpr.edu.br
Aluno de graduação do curso de Engenharia de Computação da UTFPR-CP
Pedro
Henrique
Bugatti
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, Paraná, Brasil
pbugatti@utfpr.edu.br
Professor Adjunto ligado ao Departamento de Computação da UTFPR-CP
Modalidade: 
Computação
Data: 
24/11/2020
Hora: 
22:00
mencao_honrosa: 
Sim