ID:
6795
Sala virtual:
https://us02web.zoom.us/j/86198102458?pwd=S0p4V01OZm4rVStjZXk5VklLSXZCZz09
Vídeo:
https://peertube.td.utfpr.edu.br/videos/watch/b3b18918-5807-4f6d-9a68-e5144aa885cb
Resumo:
O uso de sistemas de Realidade Aumentada (RA), que adicionam objetos virtuais em um ambiente tridimensional real, misturando elementos virtuais e reais, está em crescimento. Há diversas bibliotecas de software, como Vuforia, ARKit e ARCore, que permitem criar aplicações de RA para dispositivos móveis, algumas delas utilizam marcadores posicionados no ambiente real para adição de elementos virtuais. Por outro lado, a atividade de teste visa a qualidade e a confiabilidade de produtos de software, que no contexto de RA, têm a influência do ambiente real. Este artigo apresenta um relato de experiência no teste de sistema de RA para smartphone desenvolvido a partir da biblioteca de software Vuforia, analisando o impacto de dois parâmetros do ambiente real: combinação de luminosidade e oclusão de marcador.
Autor(es):
RAQUEL
TIEMI
SATO
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, Paraná, Brasil
raquelsato@alunos.utfpr.edu.br
Acadêmica do curso de Engenharia de Software da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio
Cléber
Gimenez
Corrêa
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, Paraná, Brasil
clebergimenez@utfpr.edu.br
Docente do curso de Engenharia de Software da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio
Modalidade:
Computação
Data:
24/11/2020
Hora:
21:00