Secagem de levedura residual para obtenção de farinha proteica

ID: 
6654
Sala virtual: 
https://us02web.zoom.us/j/84977890195?pwd=YU53VGlTK0dTSUVYVFhBaDBYaDhqdz09
Vídeo: 
https://peertube.td.utfpr.edu.br/videos/watch/5a8b26ce-a047-48a6-9a19-b95cafae97df
Resumo: 
O trabalho teve como objetivo a transformação da levedura oriunda do processo cervejeiro da cerveja tipo Pilsen, em farinha, posteriormente, foram realizadas análises de umidade, sólidos totais, pH, matéria orgânica, cinzas, DBO, DQO e nitrogênio total e comparado as temperaturas distintas de secagem da farinha de levedura (30°C, 40°C e 80°C, além da hidrólise da mesma conforme descrito pela metodologia de Chad e Sgarbieri (2006). Como resultado, a farinha de levedura hidrolisada seca à 30°C por 24 horas obteve o melhor desempenho perante as características sensoriais, como cor, odor e textura. O teor de umidade (8,03%) e proteína (41,95%) apresentado, indicam que a farinha hidrolisada e seca pode ser considerada proteica conforme os parâmetros da legislação vigente. Contudo, os valores DBO e DQO apresentaram acima do limite máximo permitido pelas legislações vigentes, apontando assim o alto potencial poluidor desse efluente. Pode-se concluir que  a transformação deste subproduto residual da indústria cervejeira, em farinha é viável, sendo uma alternativa para o reaproveitamento deste resíduo, evitando danos potenciais ao meio ambiente e gerando lucro e valor agregado aos produtos que a utilizarem.  
Autor(es): 
Jean Lucas
Ribeiro
de Farias
UTFPR-FB - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Francisco Beltrão
jeanlucasfarias@hotmail.com
Técnico em Alimentos. Acadêmico em Engenharia de Alimentos.(Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em produtos de origem vegetal.)
Mayara
Ferrari
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, Paraná, Brasil
mayferrari11@gmail.com
Acadêmico em Engenharia de Alimentos.(Ciência e Tecnologia de Alimentos)
Leila
Salmória
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, Paraná, Brasil
leila__1@hotmail.com
Engenheira Ambiental.(Ciência Ambientais)
Ellen
Porto
Pinto
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, Paraná, Brasil
ellenporto@utfpr.edu.br
Bacharel em Química de Alimentos pela Universidade Federal de Pelotas (2001), graduação em Programa Especial Formação Pedagógica de Docentes pela Universidade Católica de Pelotas (2007), mestrado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial pela Universidade Federal de Pelotas (2005) e doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Pelotas (2013).  (Ciência e Tecnologia de produtos de origem vegetal, com ênfase em bebidas e produtos panificáveis. Desenvolvimento de produtos a partir de resíduos industriais. Compostos bioativos. Higiene Industrial.)
Claudia
Eugênia
Castro Bravo
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, Paraná, Brasil
claudiacastro@utfpr.edu.br
Bióloga com mestrado, doutorado e pós-doutorado, na área de Microbiologia. (Formação e experiência acadêmica na área de Microbiologia Aplicada e Biotecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Biodiversidade microbiana, taxonomia de leveduras, otimização de processos fermentativos para obtenção de biomoléculas.)
Modalidade: 
Ciências e Tecnologia de Alimentos
Data: 
24/11/2020
Hora: 
10:00