Análise sensorial do queijo Colonial artesanal do Sudoeste do Paraná

O queijo Colonial artesanal, feito com leite cru, tem tradição e é fonte de renda para muitos produtores da região Sudoeste do Paraná, sendo muito apreciado pela população. O objetivo deste trabalho foi avaliar a percepção do consumidor em relação ao queijo Colonial artesanal na região Sudoeste do Paraná. Existe uma relação afetiva com o produto, não apenas como um alimento, mas sim como algo que é importante na sua vida. O uso culinário do queijo está muito presente e é notória a ligação do queijo com o território, o regionalismo. Nenhum termo negativo foi associado, indicando o contato positivo dos consumidores com o produto. O queijo Colonial artesanal tem uma importância econômica, mas também cultural para a região Sudoeste do Paraná.
THAMIRIS
CRISTINA SILVA