Desenvolvimento de sistema de aquisição de dados em sistema de wetland construído

Neste trabalho é apresentado um estudo da avaliação de conversão de energia elétrica a partir do tratamento de efluente sintético, simulando esgoto sanitário, no processo convencional de wetland construído (WC). O sistema foi construído na escala de microcosmo, com volume útil de 18,5 L e operado em regime contínuo, com TDH de 24 horas e em fluxo vertical ascendente com escoamento subsuperficial. Para isto foi implementado um sistema de automação de baixo custo para coleta de dados de tensão, corrente e potência elétrica ao longo do tempo. Para o monitoramento foi criado um sistema de medição utilizando um microcontrolador dotado de linguagem de programação padrão e módulos eletrônicos capazes de detectar grandezas elétricas, formando assim, um processo automático de respostas numéricas. Os resultados elétricos obtidos assemelham-se ao controle feito a partir do uso de um instrumento de medição manual. Concluiu-se que a exploração de novas fontes de energias sustentáveis é de extrema importância pois são geradas sem grandes impactos ao meio ambiente e menor custo. O sistema de medição criado para monitorar as variáveis elétricas do sistema de wetland construídos possui um nível elevado de confiabilidade e praticidade, evitando assim possíveis falhas humanas e garantindo velocidade na aquisição de dados.
Laryssa
Rodrigues
Santos
laryssasantos@alunos.utfpr.edu.br