Transferência capacitiva de potência sem contato elétrico

Este trabalho propõe um sistema de transferência de potência sem contato elétrico utilizando o princípio de acoplamento capacitivo. A principal limitação desta tecnologia é a reduzida capacitância de acoplamento entre o circuito transmissor e receptor, limitando a capacidade de potência transferida. O sistema normalmente utilizado para compensar a elevada impedância apresentada pela reduzida capacitância de acoplamento é a inclusão de um indutor em série.  Com isto, forma-se um circuito série ressonante sintonizado na frequência de comutação, minimizando a impedância de acoplamento. Entretanto, variações nas capacitâncias de acoplamento podem ocorrer devido ao posicionamento variável das suas placas. Neste trabalho foi proposto um sistema de compensação da impedância de acoplamento com a utilização de autotransformadores. O sistema proposto é imune as variações paramétricas e se mostrou mais eficiente do que o sistema convencional. As análises por simulação e experimental mostraram que o sistema proposto transfere uma potência dez vezes maior que o sistema convencional.
Roger
Gules
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil
rgules@gmail.com
Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Desenvolve pesquisas nas áreas de Eletrônica de Potência e fontes alternativas de energia. Atualmente é professor associado da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Daniel
Bruce
Lane
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil
daniellane@alunos.utfpr.edu.br
Graduando em Engenharia de Controle e Automação pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Engenharia Elétrica