ID:
6423
Sala virtual:
https://us02web.zoom.us/j/86077933411?pwd=cFBJMUZrR0NsK01xVDFmT0VNTjRHZz09
Vídeo:
https://peertube.td.utfpr.edu.br/videos/watch/3008b644-42b6-4d22-945b-6ac082e8f86b
Resumo:
O seguinte artigo tem a premissa de apresentar o projeto via LMIs de um controlador robusto para um helicóptero de bancada cuja dinâmica é comandada por dois motores CC. A cada um desses motores foi associada uma incerteza a fim de avaliar e comparar condições de estabilidade sob diferentes aspectos de projeto do controlador robusto. Estabelecer um controle robusto para um motor CC significa garantir o funcionamento adequado da planta mesmo se o sistema possuir grandezas incertas, como parâmetros variáveis ou difíceis de mensurar, ou ainda falhas estruturais. Isso faz com que a operação do controlador no sistema seja confiável. Assim, o controle robusto é uma opção notável para um sistema sujeito a várias especificações de projeto ou sistemas complexos que demandam uma alta confiabilidade de operação. Foram estudados diferentes métodos de projeto, sendo que nesse artigo foi enfatizado o projeto de controlador robusto via LMIs para alocação de polos em regiões específicas e custo garantido H-infinito. Essa abordagem garantiu resultados de estabilidade para o helicóptero diante das incertezas nos motores de propulsão do sistema.
Autor(es):
Arthur
Enrico Ceci dos
Santos
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, Paraná, Brasil
arthursantos@alunos.utfpr.edu.br
Willian
Ricardo Bispo Murbak
Nunes
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, Paraná, Brasil
willianr@utfpr.edu.br
Modalidade:
Engenharia Elétrica
Data:
25/11/2020
Hora:
08:00