Análise preliminar das irradiâncias na estação SONDA da UTFPR em Curitiba

ID: 
6406
Sala virtual: 
https://us02web.zoom.us/j/86077933411?pwd=cFBJMUZrR0NsK01xVDFmT0VNTjRHZz09
Vídeo: 
https://peertube.td.utfpr.edu.br/videos/watch/0038a900-af88-40b8-a25e-ce8c85729202
Resumo: 
Nesse trabalho analisou-se de maneira preliminar os dados radiométricos referentes a estação solarimétrica padrão SONDA da UTFPR instalada na sede Neoville do Campus Curitiba. Essa estação, junto a outras 6, pertence à Rede de Estações de Pesquisa em Energia Solar - EPESOL coordenada pelo Laboratório de Energia Solar da UTFPR (LABENS) e faz parte do projeto Pesquisa e Desenvolvimento ANEEL/Copel-Dis/UTFPR PD 2866-0464/2017. Estudou-se as agregações médias da irradiâncias global horizontal, global horizontal no plano inclinado, difusa e direta normal entre dezembro de 2019 e agosto de 2020. Os resultados demonstraram estar coerentes com os indicados pela literatura auxiliando na validação dos dados coletados. Observou-se também fenômenos que devem ser analisados em próximas pesquisas como o efeito de borda de nuvem, onde o valor máximo encontrado da irradiância global horizontal foi de 1620 W/m², muito superior aos valores esperados no topo da atmosfera e na superfície ao meio dia.
Autor(es): 
Nicolas Moreira
Branco
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil
nicolasbranco@alunos.utfpr.edu.br
https://www.nicolasbranco.com
Graduando em Engenharia Elétrica na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), participou de intercâmbios acadêmicos para o Canadá (2017) e França (2018/2019) onde realizou um estágio de pesquisa na simulação de transformadores por redes de relutância e é técnico em mecatrônica pelo IFTO (2014). Atualmente, faz iniciação cientifica na área de energia solar no LABENS da UTFPR.
Gerson Máximo
Tiepolo
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil
tiepolo@utfpr.edu.br
Doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas (PUCPR, 2015) na área de Energia Solar - Sistemas Fotovoltaicos. Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas pela (PUCPR, 2005) na área de Indicadores de Desempenho. Pós-Graduação em Gestão da Qualidade e Produtividade (UFPR, 2000) e em em Gerência de Manutenção (UTFPR, 1994). Bacharelado em Engenharia Elétrica (UTFPR, 1990). Professor Titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR onde atua nos cursos de Engenharia Elétrica e de Controle e Automação e nas Especializações em Energias Renováveis e em Construções Sustentáveis. Pesquisador no Núcleo de Pesquisa em Energia (NPEnergia) e no Mestrado em Sistemas de Energia (PPGSE). Coordenador do Laboratório de Energia Solar (LABENS - https://labens.ct.utfpr.edu.br) e Líder do Grupo de Pesquisa em Energia Solar e Sistemas Fotovoltaicos da UTFPR. Coordenou o projeto de pesquisa para determinação do potencial de radiação solar e fotovoltaico no estado do Paraná, projeto objeto da parceria entre UTFPR / INPE / ITAIPU / PTI cujos resultados foram a publicação do Atlas de Energia Solar do Estado do Paraná e da Ferramenta Interativa Web (www.atlassolarparana.com). Um dos responsáveis pela implantação da Rede de Estações de Pesquisa em Energia Solar (EPESOL) da UTFPR, projeto integrante do P&D ANEEL/COPEL-DIS/UTFPR-CT. Revisor de periódicos na área de energia. Pesquisador colaborador no LABREN / INPE onde desenvolve pesquisas na área de energia solar.
Modalidade: 
Engenharia Elétrica
Data: 
25/11/2020
Hora: 
08:00
mencao_honrosa: 
Sim