Síntese verde de nanopartículas de prata utilizando extrato de Podocarpus lambertii

O presente trabalho teve como objetivo sintetizar nanopartículas de prata (AgNPs) utilizando o extrato vegetal de Podocarpus lambertii. Para tal, foram feitas análises de caráter multivariado em relação aos parâmetros de temperatura (°C) e concentração do extrato (mg mL-1). A melhor condição de síntese para as AgNPs foi determinada como 180 μL de NaOH 0,001 mol L-1, 1440 μL da solução de extrato de P. lambertii na concentração de 1 mg mL-1, 180 μL de solução de AgNO3 2,5 x 10 -3 mol L -1 como precursor dos íons de prata e mantendo-se a solução resultante sob aquecimento constante na temperatura de 90 °C por 60 min. Ao final de todas as sínteses pôde-se observar a mudança na coloração do meio reacional (de incolor para amarela), um indicativo que ocorreu a redução dos íons Ag+ e a formação das AgNPs. Tal observação foi corroborada por análises de espectrofotometria de UV-vis, nas quais todas as sínteses apresentaram bandas próximas a 400 nm.
Danielle Vitoria Santana
Dias