Biossíntese de Nanopartículas Metálicas por Fungos

A nanotecnologia vem tomando grandes proporções devido as suas utilizações em novas tecnologias. Visando colaborar nos avanços desta área, este trabalho propõe a biossíntese de nanopartículas metálicas de prata por ação do Aspergillus niger e a adaptação da metodologia para produção de nanopartículas de cobre por Fusarium oxysporum. A biomassa foi obtida após repique das placas e cultivo por sete dias em meio PDA em temperatura 27 °C em estufa. Posteriormente o crescimento dos fungos as placas foram inundadas com soro fisiológico 0,9% e uma gota de Tween 20, e realizado o processo de filtração dos esporos.Com os esporos separados estes foram incubado em uma solução com meio liquido Glucose Casein Hydrolytase por 72 horas e temperatura 27°C  em um agitador de movimento orbital a 150 rpm. Após realizou-se filtração dos micélios obtidos, e então incubados em uma solução contendo AgNO₃. Posteriormente os frascos com a solução e micélios foram envoltos com papel alumínio e incubados a 28° C. A biossíntese das nanopartículas metálicas pode ser observada pela mudança de coloração.
Wadis
Ferreira Lima
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, Paraná, Brasil
limamed242@gmail.com