Técnica para determinação de ozônio usando amostragem passiva e imagens digitais

O monitoramento do ozônio no ar tem sido amplamente estudado por estar associado a danos ao ambiente e aos seres humanos. Com o objetivo de promover esse controle de forma mais acessível, o presente trabalho apresenta um novo procedimento para a determinação do poluente usando o método de amostragem passiva, baseando-se na difusão do analito e na reação do gás com o corante índigo carmim. Com o sistema de detecção, foi proposto o emprego da análise através de imagens digitais afim de tornar o procedimento mais portátil, simples e de baixo custo. Foram testadas então as análises por reflectância das amostras diretamente no filtro de coleta e em meio aquoso, utilizando suportes construídos para este fim. Em condições otimizadas, a estratégia apresentou faixa linear de trabalho de 1,0 a 50,0 micromol por litro e coeficiente de determinação de 0,998. Os resultados obtidos foram promissores, sendo comparáveis aos obtidos por espectrofotometria UV-vis (procedimento de referência). Portanto, a presente metodologia se apresenta como uma potencial ferramenta para ser aplicada em estudos ambientais.
Erika
Pereira
Felix
erikafelix@utfpr.edu.br
Beatriz
Mulek
Conceição
beatrizmulek@alunos.utfpr.edu.br
Aluna do curso de Bacharelado em Química da UTFPR Campus Curitiba.
Maria
Eduarda