Desenvolvimento de biomarcador molecular para avaliação de poluentes em telômeros.

Conforme ocorre o avanço no campo das pesquisas científicas o modelo tradicional de utilização de animais também é modificado, e peixes estão substituindo a utilização de mamíferos nos trabalhos. Acompanhando essas modificações, se faz necessário a adoção de protocolos padronizados para a utilização destes novos modelos biológicos. Este projeto, tem por objetivo padronizar um protocolo de mensuração de telômeros em peixes neotropicais expostos a poluentes. Os telômeros constituem a região final dos cromossomos e, possuem como principal função a proteção contra a degradação natural do DNA a cada replicação do material genético. Uma vez estabelecido um protocolo eficiente por qPCR, os impactos de dois xenobióticos pretendem ser avaliados: o herbicida 2,4-D e efluentes têxteis. Esta avaliação será desenvolvida sobre indivíduo em estágio larval e juvenil, respectivamente, de Rhamdia quelen. Os experimentos já foram realizados, e os materiais foram armazenados. O projeto encontra-se em fase de definição de primers e padronização de protocolos de extração e amplificação de DNA.
DOUGLAS
FERNANDO