Análise da aplicação de cinza de caldeira na fabricação de tijolo ecológico

O objetivo deste trabalho foi analisar a viabilidade técnica da incorporação de resíduo de cinza de caldeira em tijolo solo cimento, que atenda as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Na metodologia do trabalho foram utilizadas normas da ABNT, referentes a determinação da matéria orgânica, compactação, moldagem de corpos de prova e testes físicos e mecânicos. Foram moldados corpos de prova com diferentes porcentagens de resíduo e cimento. Os corpos de prova da primeira fase (todos com resíduo incorporado), atenderam o limite mínimo de tensão que devem suportar (1 MPa para o solo cimento utilizado em alvenarias sem fins estruturais e 2 MPa para tijolos de solo cimento). Já na segunda fase, onde não tinha resíduo incorporado, apenas 6 dos 15 corpos de prova ficaram acima dos dois limites. Com os resultados obtidos podemos observar que corpos de prova com resíduo incorporado são resistentes, já sem resíduos incorporados ficam abaixo ou no limite de resistência. A partir da análise da influência das variáveis: umidade, teor de cimento e peso especifico aparente seco, pode-se elaborar um tijolo ecológico que atende as normas.
Luiz
Gustavo de Miranda