Zno e Nb2O5 misturados com subproduto mineral na descoloração fotocatalítica de solução sintética contendo corante

Processos industriais que utilizam corantes em qualquer etapa de sua produção podem gerar frequentemente efluentes com coloração, os quais antes serem devolvidos ao meio ambiente, devem receber algum tipo de tratamento para que esta cor seja removida. Dentre os métodos que retiram a coloração de soluções aquosas têm-se a fotocatálise heterogênea, a adsorção e a fotólise. Essas reações degradam o poluente e englobam dois fatores principais, que são a radiação e o catalisador. A primeira utiliza-se da combinação de radiação e catalisador, a segunda apenas o catalisador e a última somente radiação. Neste contexto, avaliou-se a aplicação de um subproduto mineral, na descoloração de efluente industrial contendo corante, comparando-o com dois catalisadores muito utilizados que são o ZnO e o Nb2O5. Foram realizados testes de fotólise, adsorção e fotocatálise heterogênea. Verificou-se que a fotólise não foi suficiente para descolorir o efluente estudado. A adsorção foi promissora apenas com o catalisador 80%SM-20%Nb2O5. O método fotocatalítico descoloriu a solução que continha corante quase 100% em 180 minutos reacionais, tornando tal processos atrativo no tratamento de efluentes industriais que contenham corante Basazol Yellow 46 L.
Othavio
Henrique