Síntese de zeólitas a partir de resíduos industriais e sua aplicação ambiental

Suprindo as demandas de consumo e o avanço tecnológico da sociedade, uma grande variedade de compostos químicos passaram a fazer parte do cotidiano da maioria das pessoas, tais como corantes ou medicamentos, porém a capacidade de remediação destes contaminantes no meio em que são descartados não acompanhou seu avanço, fazendo-se necessário o estudo de novas formas de remediação de tais compostos. A proposta deste projeto foi o desenvolvimento de uma rota de síntese de zeólita para remediação de contaminantes por meio da adsorção, a partir de reaproveitamento de resíduos. Nos processos de síntese foram utilizados areia proveniente de indústria de fundição e alumínio contido nas caixas Tetra Pak. A primeira etapa foi a obtenção dos componentes precursores da zeólita pelo método sol-gel, e posterior calcinação. Sua estrutura foi analisada por difração de raios-X. Constatou-se que houve obtenção de zeólita do tipo analcima, e sua eficácia de remediação foi avaliada partir de processo de adsorção. Importantes valores de adsorção foram alcançados para o corante azul Quimacryl, e valores relativamente menos relevantes para o fármaco utilizado no tratamento do diabetes metformina.
Carlos Yordan
Almeida