Projeto de interface de uma ferramenta para apoiar o ensino da modelagem de sistemas de estudantes com deficiência visual

ID: 
6496
Sala virtual: 
https://us02web.zoom.us/j/85366220655?pwd=WlZGZnkrSEx0MFV1bzBCZDdHQU5yQT09
Vídeo: 
https://peertube.td.utfpr.edu.br/videos/watch/d5b4c6b5-e4ba-4470-8f4a-eee10acac456
Resumo: 
CONTEXTUALIZAÇÃO: Nos últimos anos observa-se um crescente interesse em tentativas para incluir estudantes com deficiência visual na condução de atividades de Engenharia de Software como modelagem de sistemas. A modelagem de sistemas é fundamental no processo de desenvolvimento de software, pois auxilia na compreensão das funcionalidades e dos comportamentos do software antes de desenvolvê-lo. Uma forma de realizar essa modelagem é utilizando a Linguagem de Modelagem Unificada. PROBLEMA: No entanto, estudantes portadores de deficiência visual possuem dificuldades na condução da modelagem, devido a mesma ser realizada por meio de diagramas visuais, compostos por formas geométricas e conectores. OBJETIVO: Neste contexto, o presente artigo visa apresentar as interfaces desenvolvidas para a ferramenta chamada Blind Modeling system (B-Model), cujo o propósito é auxiliar o aprendizado de estudantes com deficiência visual na modelagem de sistemas utilizando UML. MÉTODO: Para alcançar o objetivo foi realizada uma pesquisa bibliográfica e em seguida o desenvolvimento das interfaces. RESULTADO: Como resultados foram desenvolvidas 78 interfaces, as quais estão distribuídas entre sete diagramas.
Autor(es): 
Gabrieli
Pereira
Machado
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, Paraná, Brasil
gbismachado@gmail.com
Alinne
Corrêa
Souza
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, Paraná, Brasil
alinnesouza@utfpr.edu.br
Francisco
Carlos
Souza
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, Paraná, Brasil
franciscosouza@utfpr.edu.br
Modalidade: 
Computação
Data: 
24/11/2020
Hora: 
11:00