ID:
6440
Sala virtual:
https://us02web.zoom.us/j/85366220655?pwd=WlZGZnkrSEx0MFV1bzBCZDdHQU5yQT09
Vídeo:
https://peertube.td.utfpr.edu.br/videos/watch/6a85ddcd-8c5d-4ad6-b414-e08305ceb5c5
Resumo:
O escalonamento de horário escolar em instituições de ensino é sempre uma atividade periódica e árdua para os coordenadores e equipe pedagógica, pelo fato do grande número de possibilidades e à necessidade de satisfazer diversos recursos e diversas restrições da instituição, que em sua maioria são conflitantes entre si. Esse típico problema é conhecido na literatura como School Timetabling Problem (STP) e de acordo com estudos publicados o meio computacional mais viável para se encontrar uma solução é através de algoritmos de otimização e ou evolucionários. Sendo assim, o artigo realiza um estudo dos três principais algoritmos aplicados nesse contexto, sendo eles os Algoritmos Genéticos, Greedy Randomized Adaptive Search Procedure e Simulated Annealing com a finalidade de propor um algoritmo para ser desenvolvido em trabalhos futuros, visto que, no Brasil mesmo não dispondo de dados oficiais estima-se que a maioria das escolas não possui uma ferramenta computacional para auxiliar neste processo. E concluiu-se com base nesse estudo e de trabalhos correlacionados que os algoritmos genéticos têm grandes vantagens devido a sua fácil modelação e por possibilitar diversas formas de implementação, atendendo sem muitas dificuldades todas as restrições e os recursos de uma determinada instituição.
Autor(es):
Leonardo
de Souza
Mateus
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, Paraná, Brasil
leonardomateus@alunos.utfpr.edu.br
Vagner
Alexandre
Rigo
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, Paraná, Brasil
vagnerrigo@utfpr.edu.br
Modalidade:
Computação
Data:
24/11/2020
Hora:
10:00