Aplicação de interpolação na análise da degradação de resíduos orgânicos

O descarte inadequado de resíduos orgânicos, tem impactado negativamente o meio ambiente. Pensando nisso, este trabalho visou buscar uma alternativa menos impactante. Utilizamos baratas da espécie Nauphoeta cinerea, durante um período de 42 dias, para verificar a eficiência desses indivíduos como degradadores de resíduos orgânicos. Três experimentos foram conduzidos em triplicata, variando o número de baratas (10, 20 e 30), disponibilizando alimento suficiente para estes. Verificou-se que os indivíduos atuaram como bons decompositores de resíduos orgânicos. O peso de resíduos consumidos por barata foi de 10.01g no experimento 1, 6.00g no experimento 2 e 4.22g no experimento 3. Essa variação pode ser justificada devido a utilização de baratas mais jovens no experimento 1. Além disso, o aumento percentual da massa de cada barata foi de 81.24% no experimento 1, 76.48% no experimento 2 e 68.32% no experimento 3. Os valores obtidos demonstram que essas baratas podem ser utilizadas como fonte de proteína animal, devido ao seu alto crescimento proteico. Com estes resultados, aplicamos o conceito de interpolação polinomial para modelar os experimentos, utilizando o método da Spline cúbica, para observar o comportamento da função e estimar valores não conhecidos, tanto no crescimento da massa, quanto no consumo de resíduos.
André Luiz Neres
Zanella