Degradação de poliestireno expandido utilizando microrganismos.

ID: 
6316
Sala virtual: 
https://us02web.zoom.us/j/89759142714?pwd=U3RrWm81VlBoM3hNcmlUQ0tJVW5jUT09
Vídeo: 
https://peertube.td.utfpr.edu.br/videos/watch/041a875b-b959-4cbe-a7d7-533dbf670fac
Resumo: 
A produção de poliestireno expandido (EPS), ou isopor no Brasil chega a 100.000 toneladas por ano. Esse material é de difícil reciclagem e seu tempo de decomposição na natureza é elevado. Diversos estudos têm sido realizados visando reduzir esses impactos, e a biotecnologia é uma ferramenta relevante para isso. Pensando assim, este trabalho avaliou a biodegradação de poliestireno expandido utilizando microrganismos presentes no trato intestinal de larvas de Tenebrio molitor Linnaeus, 1758 e Zophobas morio Fabricius, 1776. Bactérias e fungos encontrados no trato intestinal dos microrganismos foram utilizadas em ensaios de biodegradação em placas contendo meio de cultura BDA e PCA e pedaços de poliestireno durante um período de 48 dias. Em nosso estudo, verificamos que as bactérias e fungo encontrados no trato intestinal das larvas apresentaram em média uma taxa de degradação do EPS de 4,36% no caso das bactérias e 8,56% para o fungo, evidenciando que esses microrganismos possuem um grande potencial de biodegradação.
Autor(es): 
JOSE
HILTON
BERNARDINO DE ARAUJO
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, Paraná, Brasil
jaraujo@utfpr.edu.br
Professor lotado no Departamento Acadêmico de Ambiental (DAAMB) na UTFPR de Campo Mourão. Atuo na instituição desde 1997. Por diversas vezes coordenador de curso, chefe de departamento e membro do Conselho de Graduação e Ensino. Leciono atualmente as disciplinas de Introdução a Processos Industriais (Operações Unitárias) e Biopprocessos e Biotecnologia Aplicada, e sou responsável pelo Laboratório de Processos Industriais no campus de Campo Mourão.
Karen
Ferreira
Gomes
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, Paraná, Brasil
karen-cida@outlook.com.br
Aluna de Iniciação Científica do Ensino Médio. Estuda na UTFPR de Campo Mourão no curso Técnico em Informática.
Vinicius
de Souza
Silva
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, Paraná, Brasil
vinsil@alunos.utfpr.edu.br
Aluno de Engenharia Ambiental da UTFPR de Campo Mourão e desenvolve trabalho de pesquisa e de Conclusão de Curso na área de Biotecnologia.
Alisson
Fernandes
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, Paraná, Brasil
alissonfernandesl@alunos.utfpr.edu.br
Aluno de Engenharia Ambiental da UTFPR de Campo Mourão.
Modalidade: 
Biotecnologia
Data: 
23/11/2020
Hora: 
14:30