Produção de biomaterial fúngico em resíduos agroindustriais e avaliação de propriedades físicas

A promoção da sustentabilidade em toda a cadeia industrial é um desafio em que gera movimentos mundiais de redução e substituição de uso de materiais de origem não renováveis por materiais renováveis. O biocompósito fúngico é produzido utilizando resíduos da agroindústria além de ser biodegradável, visando a substituição de polímeros (plásticos em geral) que são feitos por matéria prima não renovável e/ou não biodegradável. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a propriedades mecânicas e físicas do biocompósito fúngico de a cordo com as normas ASTM D 790, ASTM D 695, ASTM D 792, ASTM D 570, UL – 94 e ISO 354:2003. Por inviabilidade de contratação dos serviços para realização dos ensaios para o laboratório do SENAI (São Bernardo do Campo, SP) durante a pandemia do COVID-19, foi realizado um ensaio de condutibilidade térmica do material a ser descrita no presente trabalho. No ensaio, o material teve a condutibilidade térmica de 0,04423 (W/mK), podendo ser considerado um isolante térmico, pois sua condutividade térmica é similar ao poliestireno expandido (isopor) o qual a condutividade térmica varia de 0,029-0,055 (W/mK). Portanto o biomaterial se mostra promissor para a substituição do isopor sendo validado ainda em futuros trabalhos.
Leandro
Inagaki
Oshiro
Universidade Federal de Ponta Grossa
leandro.i.oshiro@hotmail.com
Estudante de Engenharia Química
Eduardo
Bittencourt
Sydney
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, Paraná, Brasil
eduardosydney@utfpr.edu.br
Professor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Ponta Grossa. Realizou doutorado em regime de duplo-diploma consagrando-se doutor em Engenharia de Bioprocessos (Universidade Federal do Paraná, 2013) e em Engenharia de Processos (Université Blaise Pascal - França, 2013). Igualmente possui dupla diplomação de mestre: em Processos Biotecnológicos (Universidade Federal do Paraná, 2009) e pelo programa de mestrado internacional da UNESCO (Master in Science Mention in Microbiology, Plant Biology and Biotechnologies, 2009). Atua na área de Biorrefinarias, mais precisamente no desenvolvimento de processos bioquímicos, promovendo a valorização de resíduos agroindustriais na produção de biomoléculas de interesse industrial.
Biotecnologia
23/11/2020