Características agronômicas e produtivas de milho-verde cultivado em sucessão ao consórcio de plantas de cobertura

As plantas de cobertura proporcionam inúmeros benefícios para o solo, que são potencializados pela consorciação e favorecem a sustentabilidade dos sistemas de produção. O cultivo de milho-verde é uma excelente opção para geração de renda e ocupação da mão-de-obra familiar. O objetivo foi avaliar os efeitos da aveia preta e do nabo forrageiro em cultivos solteiros e consorciados sobre as características agronômicas e produtivas de milho-verde em sistema plantio direto. O delineamento foi de blocos ao acaso, com sete tratamentos e três repetições. Os tratamentos foram: Nabo Forrageiro (NF)", Aveia Preta (AP), NF 75% + AP 25%, NF 50% + AP 50%, NF 25% + AP 75% e Pousio (com e sem cama de aviário). Dentre as características agronômicas do milho, a altura de planta sobre a AP e AP 75% + NF 25% foi similar ao pousio com cama de aviário. O peso médio e o comprimento de espigas de milho-verde sem palha não foram afetados pelos diferentes tratamentos. Nas condições do presente estudo, no primeiro ano do plantio direto, o maior número de espigas e produtividade comerciais foi obtido no pousio com cama de aviário, sendo necessário a continuação a longo prazo para obtenção de resultados mais conclusivos.
Camila
Roberta