Coleopteros edáficos em sistema de plantio direto com e sem controle mecânico de erosão

O objetivo deste estudo foi caracterizar a comunidade de coleópteros em áreas cultivadas em sistema de plantio direto com e sem controle mecânico de erosão. O estudo foi realizado em três diferentes áreas experimentais, sendo: Área sob sistema de plantio direto com terraceamento (PDT), sistema de plantio direto sem terraceamento (PDS) e área de fragmento de floresta nativa (RF). Para a coleta da comunidade de coleópteros, em cada uma das áreas foram instaladas 32 armadilhas de queda do tipo Pitfall-Traps. Após, transcorrido sete dias, as armadilhas foram encaminhadas ao laboratório para a identificação dos organismos ao nível de família e os dados obtidos submetidos à análise de componentes principais e índices ecológicos de diversidade. Os resultados mostraram que a floresta nativa apresenta maior abundância de indivíduos, sendo a família Staphylinidae a mais representativa na área. Contudo a área de mata apresentou menor riqueza em comparação às demais. Nas áreas de plantio direto com e sem terraço a família mais frequente foi Silvanidae, observando-se na área com terraço a maior riqueza em comparação as outras duas áreas.
Maíra
Gabriela Almeida
Costa
mairagabiialmeidaa@gmail.com
Estudante de Agronomia na UTFPR - Dois Vizinhos, IC voluntária na área de biologia do solo.
Dinéia
Tessaro