Ontogenia de cultivares de soja de diferentes grupos de maturação e sua relação com o desempenho da cultura

Cultivares de soja de diferentes grupos de maturação podem apresentar diferençasquanto ao início do florescimento, bem como quanto à duração entre estádios eciclo, o que pode vir a alterar o seu desempenho produtivo. O objetivo do trabalhofoi avaliar a ontogenia de cultivares de soja de diferentes grupos de maturação, esua relação com o desempenho da cultura. O trabalho foi realizado na UTFPR, Campus Dois Vizinhos, safra 2019/20. Quatro cultivares de soja, de diferentesgrupos de maturidade relativa (GMR), foram testadas: BMX Raio IPRO® (GMR 5.0), M5838 IPRO® (GMR 5.8), BMX 63i64 IPRO® (GMR 6.3) e NS 6601 IPRO® (GMR 6.6).As variáveis analisadas foram: duração, em dias, entre os estádios: Emergência (VE)– Início do florescimento (R1), R1 – Início de formação de vagens (R3), R3 – início deenchimento de grãos (R5.1), R5.1 – R7 (início da maturidade fisiológica), R7 –maturação de colheita (R8), duração em dias acumulada, fotoperíodo no início doflorescimento e produtividade de grãos. O delineamento experimental foi o deblocos ao acaso, com cinco repetições. As cultivares não diferiram entre si quantoao fotoperíodo crítico exigido para florescer. Para se obter maiores produtividades, deve-se selecionar cultivar com maior duração no período de enchimento de grãos.
ADRIANO
BRUTSCHER