Hastes de gladíolo cultivadas sob telas de sombreamento e doses de potássio

O Gladíolo x grandiflorus Hort é uma importante flor de corte, suas hastes florais são alongadas e perfeitas para decoração. O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade das hastes em diferentes telas de sombreamento a 35%, nas cores prata, preta, vermelha e sem tela e doses de potássio com quantidades de 0, 80, 100 e 120 Kg ha-1. O experimento foi realizado no Setor de Olericultura na Universidade Tecnológica Federal do Paraná-Campus Dois Vizinhos. O delineamento experimental foi blocos ao acaso em esquema fatorial, onde o fator um doses de potássio e o fator dois telas de sombreamento. O adubo orgânico usado foi de cama de aviário. Como os adubos orgânicos tem liberação mais lenta do que os sintéticos, não supriu a necessidade da planta com potássio, somando com as altas temperaturas, as hastes de gladíolo não tiveram um bom resultado no tamanho de pendão, não atendendo aos critérios de qualidade. Mesmo com telas de sombreamento as temperaturas acima de 34°C, durante três dias consecutivos trouxeram prejuízos para a cultura do gladíolo, afetando a qualidade das pétalas, portanto não é adequado o cultivo em épocas do ano onde as temperaturas são mais elevadas, entre os meses de setembro e fevereiro.
Lediane Aparecida Ferron
Aparecida