Fósforo no solo em função de plantas de cobertura e fertilizantes fosfatados

O objetivo deste trabalho foi avaliar o rendimento de grãos de soja sob adubação de fontes de adubação fosfatada e uso de plantas de cobertura na safra 2019/2020. A pesquisa foi iniciada no ano de 2009 e no inverno de 2019 fez-se o cultivo de ervilhaca, tremoço branco, nabo, azevém comum, aveia preta, centeio, mix nabo/aveia preta/centeio e pousio, antecedendo a cultura de lavoura soja. Entre 2009 a 2015, as fontes de fósforo (Superfosfato simples, fosfato natural e a testemunha sem aplicação de P) foram aplicadas durante a primeira quinzena de outubro de cada ano. Entre 2016 a 2020 não foram feitas as aplicações das fontes de P, sendo o cultivo feito sobre o residual da aplicação dos anos anteriores. Avaliou-se a produção de massa seca das plantas de cobertura e o rendimento de grãos da cultura da soja. Houve superioridade na produção de massa seca do mix de plantas de cobertura e do centeio com uso de fosfato natural. Já na produtividade da soja não houve diferença significativa entre as fontes de N. No tratamento sem P o uso do azevém no inverno aumentou a produtividade da cultura no verão.
Arlei
Junior