Avaliação de híbridos de milho da segunda safra na região Oeste de Paraná

O objetivo foi comparar híbridos de milho comerciais e pré-comerciais da Segunda Safra na região Oeste do Paraná nos anos de 2019 e 2020. Para isso, foi instalado um experimento em blocos casualizados com duas repetições e parcelas com duas linhas de cinco metros. Os tratos culturais foram aqueles recomendados, o espaçamento foi de 0,50 m entre fileiras e população de plantas de 60 mil plantas/ha. Em 2019, o híbrido de milho que apresentou a maior produtividade foi o PZ 226 de 5502 kg/ha e o que apresentou a menor produtividade foi o PZX 7328 com 1705 kg/ha, diferença de 212%. Apesar do PZ 226 apresentar a maior produtividade e a maior altura de planta esta relação não se estende aos demais híbridos. Em 2020, as precipitações foram insuficientes para o estabelecimento do estande de plantas adequado pois as mesmas somente ocorreram 30 dias após a semeadura. A doença enfezamento e a distribuição irregular de chuvas foram as causas da baixa produtividade de híbridos de milho no Oeste do Paraná na Segunda Safra. Os híbridos de milho apresentam diferentes produtividades na mesma região e sua avaliação estatística e comparativa merece ser realizada anualmente.
Patrick
Machado