Caracterização fenológica do gladíolo no Oeste do Paraná

O objetivo do trabalho foi analisar as caracterizações fenológicas do gladíolo no Oeste do Paraná. O experimento foi realizado no campo experimental da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Santa Helena, Paraná. Para tanto, foi realizado o plantio do gladíolo em fileiras duplas com espaçamento entre fileiras de 0,40 cm e 0,20 cm entre plantas. Para caracterização da fenologia, foram selecionadas 12 plantas uniformes para o acompanhamento do desenvolvimento, desde a emergência até a senescência completa da haste floral. A qualidade das hastes florais foi avaliada nos estádios R2 e R3. O gladíolo ‘T704’ apresentou ciclo mais curto, o que possibilita otimizar o uso da terra, além de correr menos riscos de perda de produção devido as condições climáticas e devido a ocorrência de pragas e doenças. Em relação a qualidade das hastes colhidas, as mesmas apresentaram-se adequadas para a comercialização. Portanto, pode-se concluir que o gladíolo ‘T704’ tem potencial de cultivo na região oeste do Paraná, com a duração da fase vegetativa de 55 dias e da reprodutiva de 25 dias, totalizando 80 dias de ciclo.
Verônica
Bogado
Camporezi
veronicacamporezi23@hotmail.com
Lilian
Yukari
Yamamoto
lilianyamamoto@utfpr.edu.br
Graduação, Mestrado e Doutorado em Agronomia pela Universidade Estadual de Londrina. Professora Adjunta na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Santa Helena.
Ana
Gabriela
Tessaro
gabrielapaschoalloto15@gmail.com