Escape Room: panorama nacional de publicações acadêmica-científicas

Dentre as possibilidades de recursos didáticos que podem ser adotados nas aulas de química, as escape rooms são consideradas potentes mediadores no processo de ensinoaprendizagem dos conceitos químicos. Motivados por esta constatação, este trabalho objetiva apresentar e analisar o que pesquisadores discutem a respeito da escape room em nosso país no período de 2015 a 2020. A coleta de dados ocorreu por meio de uma varredura nas produções acadêmica-científicas publicadas nesse período para identificar indícios que remetessem à temática. Nas sete produções levantadas neste período procuramos analisar informações relacionadas a autores, local de publicação, área do conhecimento, objetivo do artigo, nível de ensino a que se destina, dentre outros aspectos. Identificamos que a discussão sobre escape room possui pouca representatividade na seara do lúdico, porém os trabalhos publicados fornecem dados interessantes em relação a proposição de desenhos/roteiros para instrumentalizar os interessados a desenvolver experiências de escape room ou a implementação de uma aprendizagem baseada em jogos por meio do uso dos jogos de fuga.
Bianca
Nichelle