Aplicação de conteúdos matemáticos na resolução de problemas

ID: 
7346
Sala virtual: 
https://us02web.zoom.us/j/88220545014?pwd=UDVFenFBajk0Nm05V0lKUEx4MDlaUT09
Vídeo: 
https://peertube.td.utfpr.edu.br/videos/watch/0a36ffa9-9ec9-4cf0-9730-1541cc878d2d
Resumo: 
Por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), surgiu a oportunidade de desenvolver um projeto de extensão a respeito de conteúdos matemáticos ensinados no primeiro ano do ensino médio. Este trabalho tem como objetivo apresentar de forma simples a execução do projeto interdisciplinar, o qual visava associar a teoria de função exponencial e logaritmos com sua aplicação na medição de pH. Para a realização foram utilizados os laboratórios de Química e Matemática disponibilizados pelo campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná-Pato Branco (UTFPR-PB). Os acadêmicos, com o intuito de identificarem os conhecimentos prévios e dificuldades específicas dos alunos, formularam uma avaliação diagnóstico, para que ao fim das atividades do projeto fosse possível verificar se os objetivos foram atingidos, entretanto não foi possível concluir a execução completa do mesmo devido a greves dos professores na cidade.
Autor(es): 
André
Santos
Póvoa
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, Paraná, Brasil
andrepovoa@hotmail.com
Cristina
Spohr
Reis
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, Paraná, Brasil
crispohr@gmail.com
João Pedro
Galdino
Pillar
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, Paraná, Brasil
joaopedrogpillar@gmail.com
Luis Fernando
Salla
De Souza
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, Paraná, Brasil
luissouza.2018@alunos.utfpr.edu.br
Luiza
Dalla Costa
Perusso
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, Paraná, Brasil
luizaperusso@gmail.com
Modalidade: 
Ensino de Ciências e Matemática
Data: 
23/11/2020
Hora: 
10:00