O problema da reprovação e evasão na universidade

ID: 
7329
Sala virtual: 
https://us02web.zoom.us/j/88220545014?pwd=UDVFenFBajk0Nm05V0lKUEx4MDlaUT09
Vídeo: 
https://peertube.td.utfpr.edu.br/videos/watch/bc93d348-ee36-4c6f-9004-44db0b0ee952
Resumo: 
Este estudo objetivou, principalmente, realizar uma pesquisa bibliográfica sobre as causas e consequências da reprovação e evasão no ensino superior. A pesquisa foi realizada no Google Acadêmico e no Portal de Periódicos Capes/MEC. Por meio do material analisado, foi possível entender um pouco mais o pensamento dos próprios estudantes em relação aos seus estudos, sobre os problemas que geraram seu baixo desempenho. Além disso, foram obtidas informações sobre as consequências da reprovação e evasão para os discentes e para a instituição de ensino superior. Outro aspecto pesquisado, foi o potencial de uso da estatística descritiva para organizar e representar os dados da reprovação e evasão, de forma a colaborar com as instituições para o entendimento do problema. Esta pesquisa apresentou resultados parciais, pois foi afetada pelas ações decorrentes da pandemia de COVID-19.
Autor(es): 
Matheus
Soares
Colégio Estadual Mário de Andrade
msoares2100@gmail.com
Estudante do Ensino Médio.
Sheila
Regina
Oro
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, Paraná, Brasil
sheilaro@utfpr.edu.br
Departamento Acadêmico de Física Estatística e Matemática (DAFEM)
Modalidade: 
Ensino de Ciências e Matemática
Data: 
23/11/2020
Hora: 
10:00