ID:
7056
Sala virtual:
https://us02web.zoom.us/j/88220545014?pwd=UDVFenFBajk0Nm05V0lKUEx4MDlaUT09
Vídeo:
https://peertube.td.utfpr.edu.br/videos/watch/875669c0-0bb4-4f80-a048-fefd31003015
Resumo:
Este trabalho tem por finalidade apresentar as rubricas criadas para avaliar as competências mobilizadas por estudantes nas experiências de uma escape room, nas aulas de química da educação básica. A pesquisa foca na construção de rubricas de avaliação de/por competências com base nas competências determinadas pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, a saber: explicar fenômenos cientificamente", avaliar e planejar investigações, interpretar dados e evidências cientificamente. Como indicadores, usamos os tipos de habilidades esperados nas três competências exigidas para o letramento científico segundo este programa. As rubricas criadas permitem avaliar os conhecimentos e as habilidades dos estudantes em relação a suas capacidades de analisar, raciocinar e refletir ativamente sobre seus conhecimentos e experiências para a solução de problemas do cotidiano no contexto de uma atividade lúdica. Além disso, elas permitem que os alunos sejam capazes, na experiência proposta, de avaliar seu próprio desempenho e conhecimento permitindo fazer uma autoc
Autor(es):
Mário
Rodrigues Pimenta
Netto
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, Paraná, Brasil
mario.neto1@hotmail.com
Cristiane
Beatriz Dal Bosco
Rezzadori
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, Paraná, Brasil
crezzadori@utfpr.edu.br
Antonio
Aparecido
Vital Junior
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, Paraná, Brasil
antonio.2015@alunos.utfpr.edu.br
Bianca
Nichelle
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, Paraná, Brasil
bianca2nichelle@gmail.com
Bruno
Henrique Martarello
Rezende
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, Paraná, Brasil
brunobrow31@hotmail.com
Caroline
Zucco
Salton
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, Paraná, Brasil
carolinezuccosalton2004@gmail.com
Modalidade:
Ensino de Ciências e Matemática
Data:
23/11/2020
Hora:
10:00