Análise e discussão da produção escrita de alunos em uma prova escrita de cálculo diferencial e integral III

ID: 
6211
Sala virtual: 
https://us02web.zoom.us/j/88220545014?pwd=UDVFenFBajk0Nm05V0lKUEx4MDlaUT09
Vídeo: 
https://peertube.td.utfpr.edu.br/videos/watch/9f98a5c0-9150-4dc6-a0bc-8409d621a8d6
Resumo: 
Neste artigo apresentamos uma discussão ancorada em uma prática avaliativa que se põe a serviço dos processos de ensino e de aprendizagem. A prática avaliativa descrita e analisada teve seus dados coletados a partir da realização de uma prova escrita de Cálculo Diferencial e Integral por alunos de um curso de engenharia de uma universidade federal cujo conteúdo se referia a Integrais de Linha. A partir das produções dos alunos e de uma análise descritiva, buscou-se reconhecer se os erros encontrados nas produções estavam associados a dificuldades de utilizar conceitos específicos (novos) trabalhados na disciplina, ou a utilização de procedimentos desenvolvidos em disciplinas cursadas em semestres letivos anteriores, como Geometria Analítica e Cálculo Diferencial e Integral I e II. Por fim, reconheceu-se que grande parte das dificuldades apresentadas, cerca de 75%, estavam relacionadas a conceitos que foram estudados anteriormente, dificuldades que interferem o aprendizado dos conceitos específicos da disciplina e o desenvolvimento das produções escritas dos alunos. As produções escritas dos alunos, em especial seus erros, são evidenciados no trabalho enquanto recurso para o professor regular seu processo de ensino e para os alunos regularem seus processos de aprendizagem.PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Cálculo. Avaliação da Aprendizagem. Análise da Produção Escrita.
Autor(es): 
Kádimo
Augusto da Silva
Souza
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, Paraná, Brasil
kadimo62@hotmail.com
Marcele
Tavares
Mendes
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, Paraná, Brasil
marceletavares@utfpr.edu.br
Modalidade: 
Ensino de Ciências e Matemática
Data: 
23/11/2020
Hora: 
10:00
mencao_honrosa: 
Sim