Avaliação da exposição crônica de Daphnia magna a atrazina e glifosato

A utilização de herbicidas como atrazina e glifosato, gera uma preocupação ambiental, pois esses herbicidas atingem o meio aquático e podem afetar organismos não alvo. O presente trabalho buscou avaliar os efeitos da exposição crônica do organismo Daphnia magna a soluções de concentrações ambientais permitidas, de produtos comerciais que contém atrazina (2 µg L-1 ), glifosato (65 µg L-1 ) e sua mistura (2 + 65 µg L-1 ). Ao realizar a exposição crônica, observou-se que o parâmetro de reprodução não apresentou significância estatística ao realizar o teste de Dunnett (p<0,05), porém, em relação a primípara, o teste estatístico apontou valores significantes para as amostras de glifosato e a mistura dos herbicidas, quando comparadas ao controle. Esses resultados evidenciam a importância da realização de ensaios crônicos para a obtenção de informações sobre o efeito que os compostos podem causar aos organismos aquáticos, mesmo utilizando concentrações ambientais permitas segundo a legislação.
RENAN
CÉSAR
MUNHOZ
renan.mhz@hotmail.com
Departamento de Química e Biologia, Laboratório de Ecotoxicologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
EDUARDA
ROBERTA