Uso de redes sociais como ferramenta para o ensino de compostagem doméstica

A compostagem apresenta-se como uma alternativa viável de reciclagem de resíduos orgânicos. Mas, como ferramenta de conscientização, torna-se necessária a utilização de novos métodos, considerando o atual uso massivo de redes sociais. Assim, objetivou-se a utilização da rede social Instagram como uma nova ferramenta de conscientização quanto à compostagem. Primeiramente, foi elaborada uma identidade visual ao projeto, seguida da criação de um perfil. Posteriormente, foi realizado um sorteio para aumentar o alcance do mesmo, e um teste para determinar o horário que as publicações atingem o público mais eficientemente. De acordo com os dados, infere-se que o maior alcance ocorreu entre as 18 e 20 horas. Para determinar se a iniciativa da criação da conta foi válida, foram coletados dados referentes ao perfil dos seguidores (gênero, idade e localização). A predominância foi mulheres (72%), e indivíduos com idade entre 25 e 34 anos (38%). Os locais com maiores acessos foram Dois Vizinhos e Francisco Beltrão (29.1%), havendo também acessos em outras regiões, além de países como Itália e Estados Unidos. A proposta da criação do perfil para conscientização foi e está sendo válida, comprovada pela interação e aumento constante de seguidores.
Cecília
Paulina Johann