Avaliação da composição do biogás em propriedades rurais do Sudoeste do Paraná

O setor agropecuário desponta como uma das atividades de maior expressão no país, entretanto, é apontado como uma das principais cadeias produtivas responsáveis pela poluição ambiental. A biodigestão anaeróbia é uma alternativa promissora para esses efluentes, convertendo a matéria orgânica em biogás – que pode ser utilizado como fonte de energia elétrica. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi analisar a composição do biogás proveniente de resíduos agropecuários em propriedades rurais do Sudoeste paranaense. Primeiramente, foram levantados dados por meio de pesquisa bibliográfica a fim de apontar o grande potencial da biomassa agropecuária da região. Após, foram mapeadas e selecionadas três propriedades rurais detentoras de biodigestores. Amostras do biogás foram coletadas e a composição de CH4, CO2, H2S e NH3 analisada. Os resultados mostraram que os dejetos agropecuários apresentam elevado potencial para geração de biogás, visto que a composição de CH4 no biogás analisado foi de 70% para aves e suínos e 65% para bovinos. As concentrações obtidas para CO2, H2S e NH3 encontram-se de acordo com a literatura. Por fim, percebeu-se que o biogás produzido tem sido utilizado tanto para energia elétrica como térmica no Sudoeste do PR, comprovando a importância tecnológica e econômica dessa energia renovável para a região.
Jéssica
Defiltro