Análise e controle de um sistema de amortecimento ativo

ID: 
6201
Sala virtual: 
https://us02web.zoom.us/j/87165339495?pwd=czBieDFGMFZkOUV1cHNrSmRBSnVFdz09
Vídeo: 
https://peertube.td.utfpr.edu.br/videos/watch/953d6673-8b9c-4b09-b532-43417925b42f
Resumo: 
Este trabalho apresenta uma análise do comportamento de uma suspensão automotiva, representada através do modelo quarter-car, passiva e em seguida é feita a implementação de um controle por realimentação de estados, com o objetivo de atuar sob o coeficiente de amortecimento dos amortecedores e garantir uma diminuição na velocidade máxima vertical da massa suspensa. O sistema em malha fechada tem como base o uso de um controlador LQR, onde se definiu uma matriz de prioridade para cada estado do sistema, dando maior importância a velocidade e deslocamento da massa suspensa. Por fim, faz-se uma comparação entre os comportamentos passivo e ativo, buscando entender a influência do controlador e percebe-se que se tem uma redução na velocidade atingida pela massa suspensa e o objetivo do trabalho foi concluído.
Autor(es): 
PABLO
AUGUSTO
DA COSTA
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, Paraná, Brasil
pablo.guto@hotmail.com
Cristiano
Marcos
Agulhari
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, Paraná, Brasil
agulhari@utfpr.edu.br
Modalidade: 
Engenharia Elétrica
Data: 
24/11/2020
Hora: 
19:00