Elaboração de sensores óticos utilizando redes de Bragg em fibras óticas

ID: 
6180
Sala virtual: 
https://us02web.zoom.us/j/87165339495?pwd=czBieDFGMFZkOUV1cHNrSmRBSnVFdz09
Vídeo: 
https://peertube.td.utfpr.edu.br/videos/watch/b38f7c72-b662-45ab-931a-fd0f5be94e16
Resumo: 
Este trabalho relata o desenvolvimento de um estudo de sensores óticos para medição simultânea do momento fletor em uma haste metálica - que foi engastada verticalmente em um canal de escoamento de seção reta retangular - e da temperatura, através da medição da variação do comprimento de onda de Bragg. O estudo parte da hipótese que conforme ocorre o escoamento, a força do fluido causará uma flexão na haste e a uma das faces sofrerá uma tração enquanto a face oposta sofrerá uma compressão. A utilização de um par de redes de Bragg nessas condições permite determinar o momento fletor que gera a deformação. Além disso, a técnica utilizada permite não apenas eliminar o efeito da temperatura, mas também quantificar esse parâmetro.
Autor(es): 
SARAH
CARMINATI
JERONYMO
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil
sarahj@alunos.utfpr.edu.br
Graduanda em engenharia eletrônica UTFPR CT.
RICARDO
CANUTE
KAMIKAWACHI
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil
canute@utfpr.edu.br
Atualmente é Professor Associado 2 do Departamento Acadêmico de Física da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Atua como docente permanente nos Programas de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial (CPGEI) e em Física e Astronomia (PPGFA).
DIEGO
FERNANDES
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil
diegofernandes.mdf@hotmail.com
Doutorando em Engenharia Elétrica e Informática Industrial, na área de Fotônica e com linha de pesquisa sendo comunicações óticas pelo programa de pós-graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Modalidade: 
Engenharia Elétrica
Data: 
24/11/2020
Hora: 
19:00