Melhoramento de solos com pó de vidro e cal para fins de pavimentação rodoviária

ID: 
6513
Sala virtual: 
https://us02web.zoom.us/j/84561466533?pwd=YmtQUWM2d242NEpHTzNhVHFnRzZJQT09
Vídeo: 
https://peertube.td.utfpr.edu.br/videos/watch/2469a3b6-9b38-418b-9f27-146d643b17d6
Resumo: 
Tradicionalmente esta resistência mecânica das rodovias é oferecida por uma mistura de solo, cal e cimento Portland, porém, por conta dos altos custos e dos impactos ambientais, tem-se buscado alternativas como os resíduos. A utilização do pó de vidro em base e sub-base das construções de pavimentação, juntamente com o solo úmido e cal resulta em reações químicas que contribuem para a resistência mecânica do solo. Como forma de estudos sobre o comportamento mecânico das misturas. Corpos de prova foram submetidos a ensaios de compactação simples e diametral. Nos resultados dos ensaios observa-se um aumento de resistência mecânica com o acréscimo de cal e pó de vidro na amostra. Portanto, a adição de cal e pó de vidro oferecem um aumento na resistência mecânica do solo, o que é uma necessidade quando se trata de base para pavimentação rodoviária.
Autor(es): 
Nicole Graeff
Farias
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil
nicole_ngf@hotmail.com
Mirian Dayane
Pereira
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil
mirianpereira@alunos.utfpr.edu.br
Ronaldo Luís dos Santos
Izzo
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil
izzo@utfpr.edu.br
Modalidade: 
Engenharia Civil
Data: 
23/11/2020
Hora: 
16:30